Comprar um carro novo é um sonho de muitas pessoas, seja pela tecnologia embarcada nos novos automóveis, a pintura reluzente, o famoso cheirinho de carro novo ou mesmo pelo simples prazer de saber que ninguém(ou quase ninguém) nunca usou aquele objeto. Porém, nem tudo é feito apenas de pontos positivos e temos que tomar alguns cuidados na aquisição desse bem tão valioso, posto isto vamos a uma lista de vantagens e desvantagens dessa opção:
Vantagens
A vantagem mais aparente é que em via de regra quando compramos um veículo novo estamos livres de dores de cabeça(com algumas exceções), geralmente contamos com uma garantia do fabricante de 3 anos, desde que respeitada todas as revisões e um pacote com preço fechado para as manutenções do veículo, portanto em teoria podemos ficar por 3 anos com o veículos sem precisar se preocupar com problemas e sabendo exatamente o quanto vamos gastar.
Outra vantagem que também temos é saber que o pintura do carro estará intacta e que o veículo nunca foi utilizado por outras pessoas(exceto para realização de testes obrigatório e manobras nos pátios em que ele fica armazenado).
Além de tudo isso, podemos também crer que aquele carro geralmente dispõe de modernas tecnologias como: Central Multimidia, sensor de estacionamento de fábrica, controle de estabilidade e tração e diversas outras modernidades que trazem conforto ao motorista e seus ocupantes. Sendo assim geralmente estamos comprando um veículo moderno e com o que há de mais recente em termos de segurança e tecnologia. Porém tudo tem suas desvantagens e é exatamente isso que vamos ver no próximo trecho do artigo.
Desvantagens
Vimos que existem inúmeras vantagens ao se comprar um carro novo, mas também precisamos tomar cuidado com algumas características que podem fazer você mudar de ideia(ou não), entre elas está a alta desvalorização de um veículo novo. Ao tirar o carro da concessionária, este perde imediatamente algo entre 5% a 15% do seu valor de mercado(a depender de inúmeros fatores que fica para uma próxima matéria), ou seja, para quem troca frequentemente de carro esse valor pode resultar em uma perda significativa.
Um outro ponto que também comentamos é que quem compra um carro novo está livre de dores de cabeça, bom existe um outro lado em relação a esse aspecto também. Todas as fábricas possuem um rigoroso controle de qualidade, porém devido a sua complexidade, nenhuma marca está isenta de problemas, ou seja, pode ser que ainda que você compre um carro novo você tenha que fazer algumas visitas não programadas as concessionárias para arrumar os mais variados tipos de problemas, sejam eles mecânicos ou de acabamentos, portanto é importante ter em mente que mesmo comprando um carro novo, ainda assim pode ser que ele tenha algum defeito.
Uma ultima desvantagem em comprar o carro novo é que apesar de você estar levando para casa um carro "zero quilômetro" você ainda assim pode estar adquirindo um veículo projetado a muitos anos atrás, que não necessariamente conta com todas as tecnologias atuais(Um clássico exemplo é a Kombi que foi vendida até 2014 e em sua essência era um projeto dos anos 50!).
Bom até aqui você deve estar pensando: Então eu vou comprar um carro usado que é muito mais negócio, certo? A resposta é depende, você vai entender melhor na próxima seção.
Os carros usados vem sendo cada vez mais comercializados no mercado brasileiro, parte devido a alta no preços dos veículos novos, parte devido à crise econômica que o Brasil vem passando nos ultimos anos. Se por um lado comprar um carro usado antigamente era literalmente uma loteria, hoje já dispomos de serviços que ajudam o comprador a fazer a escolha certa e até mesmo leis que beneficiam o consumidor, facilitando a aquisição de um veículo já utilizado. Confira abaixo algumas vantagens e desvantagens.
Vantagens
A principal vantagem de um usado é o preço, como citado acima ao tirar um carro da concessionária este perde de 5% a 15% o seu valor de mercado, isso quer dizer que um carro com menos de 1 ano de uso pode ser encontrado por valores em média 10% mais baratos do que quando novo. Se levarmos em consideração um veículo de R$100.000,00 a economia chega a R$10.000,00 em média, o que permite uma hospedagem em um hotel de luxo por 1 semana, ou ainda a aquisição de um veículo de versão superior a planejada ou com mais equipamentos.
Outra vantagem da compra de um carro usado é que diferentemente dos carros novos a burocracia para sua compra é bem mais branda, sendo possível(após o pagamento) utilizar o automóvel em 2/3 dias contras o prazo de pelo menos 1 semana dado pelas concessionárias.
Além dessas duas vantagens ainda existe uma terceira possível vantagem que é a aquisição de um modelo que não é mais fabricado, pode parecer estranho mas existem diversos carros/versões excelentes que foram descontinuados pelos fabricantes e somente são encontrados no mercado de usados. Por um outro lado também é possível pegar um carro extremamente novo(algo como 1/2 anos de uso) que possui a mesma aparência/equipamentos da nova versão, porém é muito mais em conta e em alguns casos pode contar ainda com 1 ou 2 anos de garantia de fábrica.
Vale dizer, no entanto, que assim como os carros novos, os carros usados também tem suas desvantagens que é o que vamos abordar em seguida.
Desvantagens
A maior desvantagem de comprar um carro usado é que para o comprador leigo, este raramente sabe o que está levando. Em outras palavras isso quer dizer que não sabemos como foi feito a manutenção do veículo, o que pode gerar surpresas desagradáveis após a compra. Infelizmente, muitos lojistas(inclusive de grandes redes) ainda possuem a tática de maquiar o carro, que consiste fazer procedimentos estéticos(polimento, cristalização) e limpeza do motor, a fim de esconder possíveis vazamentos, reparos mal feitos, dentre outros.
Outra desvantagem é que dependendo do ano do carro é possível que esteja comprando um veículo que não está mais em produção, com desenho ultrapassado e principalmente com equipamentos que não dispõe de tecnologias atuais(Por exemplo um sensor de estacionamento, que hoje está presente em grande parte dos veículos, era algo raro até por volta de 2012, isso sem contar as centrais multimidias, controle de estabilidade e tração dentre outros). Além das tecnologias de equipamentos é possível que a mecânica não seja da mais moderna(Nesse caso alguns carros novos possuem do mesmo mal, com motores da década de 80 reformulados e câmbios automáticos de 4 marchas), o que geralmente acaba forçando um consumo maior de combustível, sem contar que muitos importados(principalmente, mas também alguns nacionais) eram mono combustível(o que na minha opinião é uma decisão mais acertada, apesar do custo maior de rodagem).
No fim das contas existe o certo para cada perfil de consumidor, existe alguns que não abrem mão de um carro novo e outros que não abrem mão de um carro com preço mais conta mas com alguns quilômetros rodados. Não existe certo ou errado e sim o que se encaixa melhor na necessidade de cada um. Se você perguntar a minha opinião, diria que sou entusiasta dos carros antigos, pois na minha opinião trazem grandes benefícios, basta gastar algum tempo para achar aquele usado com preço bom e manutenção correta.
Até a próxima matéria,
Abraços.